sábado, 21 de junho de 2008

Ferias





Nas ferias as crianças têm oportunidade de brincar, sem terem quaisquer tipo de obrigações. Mas algumas crianças dos paises subdesenvolvidos desconhecem o termo Ferias e por isso, são exploradas, maltratadas e massacradas.
Desta forma, temos de nos unir perante estes factos.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

As Ferias de Verão estão a chegar!!




Verão, Calor, Ferias, Brincadeira, Tempo Livre, tudo nas ferias de Verão de 2008

quarta-feira, 11 de junho de 2008

As crianças são o futuro!!!!






As crianças são o futuro, lute por elas!!!!!!!!!



.

sábado, 24 de maio de 2008

Cartoons or....



Olha o Noddy!!!!!!!!!



Este é um dos bonecos preferidos, hoje em dia, pelas crianças que adoram o NODDY!!!
com o seu carro amarelo e os seus amigos.

Ajuda as crianças a compreenderem as situações que ocorrem diariamente e a distinguirem o bem do mal.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Comic Strips







Violência - Bullying



Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.



Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.

Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.

Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.




(by www.wikipedia.org)

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Desporto nas escolas!



Desporto nas escolas: a resposta para a obesidade infantil?


As crianças não comem mais, mexem-se menos!
A educação física tem sido a única disciplina escolar destinada a preparar as crianças para um estilo de vida saudável, mas o aumento da obesidade e do excesso de peso infantil na UE levanta novas questões. Poderá o desporto escolar alterar esta tendência? Quais as condições necessárias para que a educação física tenha resultados positivos? Pál Schmitt, antigo campeão olímpico e actual eurodeputado elaborou um relatório sobre o assunto que será debatido durante a próxima sessão plenária.

Calcula-se que o número de crianças europeias afectadas pelo excesso de peso e pela obesidade esteja a aumentar a um ritmo de 400.000 novos casos por ano. Na UE a 27 existem, pelo menos, 14 milhões de pessoas com excesso de peso, entre as quais 3 milhões de crianças. O excesso de peso afecta quase uma em cada quatro crianças e a obesidade é responsável por 7% dos custos com saúde.

A causa do problema não é a ingestão de demasiadas calorias mas sim a inactividade física: as crianças não comem mais, mexem-se menos! Muitos dos problemas de saúde dos "adultos", entre os quais a osteoporose e as doenças cardíacas, têm origem na infância.

A actividade física regular pode ter um efeito positivo no bem-estar psicológico das crianças e dos jovens, especialmente no que se refere à sua auto-estima, capacidade de integração, espírito comunitário e solidário. O desporto também é uma das formas mais eficazes de combater o tabagismo, um estilo de vida sedentário e a obesidade.

Comer menos... ou praticar mais exercício?
O eurodeputado húngaro Pál Schmitt (Grupo do Partido Popular Europeu e dos Democratas Europeus) é autor de um relatório sobre o papel do desporto na educação que será debatido pelo plenário durante a próxima semana, em Estrasburgo.

De acordo com Schmitt, "o relatório pretende chamar a atenção dos responsáveis nacionais e da UE para a relação entre a prática desportiva e um estilo de vida saudável. Porque a taxa de obesidade continua a aumentar junto das crianças em idade escolar, mas o tempo dedicado à educação física nas escolas está a diminuir."

Programas mais interessantes, mais longos e melhor equipados
O relatório aponta alguns dos problemas existentes nesta matéria:

Os conteúdos programáticos da disciplina de educação física não são atractivos para todos e por vezes tornam-se demasiado competitivos;
Crescente marginalização da educação física na escola: desde 2002 o tempo dedicado à disciplina na UE diminuiu de 121 para 109 minutos por semana no ensino primário e de 117 para 101 minutos no ensino secundário, quando os estudos recomendam 60 minutos de actividade diária para crianças e jovens;
Falta de formação especializada e de uma coordenação adequada entre o desporto na escola e fora da escola;
Subfinanciamento das instalações desportivas.
Seja atleta... pelo menos 3 vezes por semana!

(by parlamento europeu)

sábado, 3 de maio de 2008

Dia da Mãe

Eternamente Mãe

MÃE...
que na presença constante me ensinou
na pureza do seu coração a vislumbrar
caminhos...

MÃE...
dos primeiros passos, das primeiras
palavras...

MÃE...
do amor sem dimensão, de cada momento,
dos atos de cada capítulo de minha vida
não ensaiados, mas vividos em cada
emoção...

MÃE...
da conversa no quintal, do acalanto do
meu sono aquecido de amor, aninhada
em seu coração...

MÃE ...
do abraço, do beijo que levo na
lembrança...

MÃE...
é você que me inspira a caminhar...

MÃE...
a presença de cada passo que o
tempo não apaga: por mais longo
e escuro que seja o caminho, haverá
sempre um horizonte...

MÃE...
Mulher a quem devemos a vida,
que merece o nosso respeito,
nossa gratidão e nosso afecto.

(by site http://www.arteducacao.pro.br)

Estão acabar estas pequenas ferias......ohhhhhhhhhhhhhh


A Semana Acdemica Acabou assim como as ferias......o que é uma pena!!!!!!!
E lá vamos nós novamente para a escola

sexta-feira, 25 de abril de 2008

domingo, 13 de abril de 2008

Kids


"Mensagem da Criança"


Dizes que sou o futuro,

Não me desampares no presente.

Dizes que sou a esperança da paz,

Não me induzas à guerra.

Dizes que sou a promessa do bem,

Não me confies ao mal.

Dizes que sou a luz dos teus olhos,

Não me abandones ás trevas.

Não espero somente o teu pão,

Dá-me luz e entendimento.

Não desejo tão só a festa do teu carinho,

Suplico-te amor com que me eduques.

Não te rogo apenas brinquedos,

Peço-te bons exemplos e boas palavras.

Não sou simples ornamento de teu carinho,

Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.

Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.

Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.

Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra...

Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Crianças africanas são escravizadas na Europa



Centenas de crianças do Oeste da África estão sendo trazidas ilegalmente para a Europa, em um esquema moderno de escravidão, segundo uma investigação feita. Os jornalistas acompanharam o caso Victoria Climbié, uma dessas histórias onde as crianças são trazidas para a Europa com a promessa de dias melhores, como boas condições de educação e uma vida mais luxuosa.Os próprios pais concordam com a mudança de país. Mas o sonho termina logo após entrarem no avião: eles são colocados como escravos domésticos e nunca pisam em um sala de aula. Alguns sofrem abusos físicos ou acabam servindo de brinquedos para pedófilos.




quinta-feira, 3 de abril de 2008

Crianças e as suas Doenças Mentais

As principais doenças que se manifestam nas crianças hoje em dia são: Depressão, ansiedade, medos, pânico e manias.

A Depressão é a doença mental mais frequente e afecta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma verdadeira doença da civilização. Na ânsia de conseguir mais e melhor, muitos não conseguem lidar com o fracasso das suas expectativas e desenvolvem um estado de espírito caracterizado pelo negativismo e ausência de esperança.

A ansiedade, em doses normais, ajuda qualquer um. Ajuda-nos a estar alerta e preparados para o perigo. Estimula as nossas capacidades físicas e intelectuais. Quem não se sentiu já ansioso antes de um exame? Ou na véspera daquela entrevista para um novo emprego? O mesmo acontece às crianças quando imaginam monstros dentro do quarto ou fantasmas.

Essas são as mais frequentes, no entanto existem outras que exigem mais cuidados, por isso, fiquem atentos!!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

As Crianças e os seus amigos cães


Ja se ouviu dizer que o cão é o melhor amigo do homem, e com bebes e crianças isso não excepção. As crianças adoram aqueles pequenos ou grandes animais felpudos e muito engraçados que os divertem e os fazem felizes, como podemos ver nas imagens seguintes:




terça-feira, 1 de abril de 2008

segunda-feira, 31 de março de 2008

Preconceito




Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas ou lugares diferentes daqueles que consideramos nossos. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.


Este chamado Preconceito conduz muitas vezes ao chamado Racismo (que é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras), esta discriminação principalmente com crianças afecta demasiado a sua forma de encarar dificuldades e cada vez mais evidencia m certo individualismo, solidão, mas à que encarar este preconceito de outra forma, ou seja, não deve "ligar"a comentarios racistas ou a situações.


Porem, este preconceito entre crianças deve-se sobretudo à educação que estas têm em casa, pois os pais é que mostram desagrado por pessoas negras, ou que tenham uma outra diferença em relação a estes. Desta forma, os pais devem evitar passar este tipo de discriminação que ainda hoje existe, em pleno seculo XXI.

A Sindrome de Down - Um Problema do Seculo XXI



A Síndrome de Down decorre de um acidente genético que ocorre em média em 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência com o aumento da idade materna. Atualmente, é considerada a alteração genética mais freqüente e a ocorrência da Síndrome de Down entre os recém nascidos vivos de mães de até 27 anos é de 1/1.200. Com mães de 30-35 anos é de 1/365 e depois dos 35 anos a freqüência aumenta mais rapidamente: entre 39-40 anos é de 1/100 e depois dos 40 anos torna-se ainda maior. Acomete todas as etnias e grupos sócio-econômicos igualmente. É uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%). No Brasil, de acordo com as estimativas do IBGE realizadas no censo 2000, existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down. As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.




Esta é a doença do seculo XXI, para alem disso, cria preconceito, isto é muitas pessoas são preconceituosas com crianças ou adultos que têm este tipo de doença.

Dia das Mentiras - Amanha


sábado, 29 de março de 2008

Crianças e os problemas que as afectam

Para alem do trabalho infantil, muitos outros problemas ensobram o mundo das crianças, como a subnutrição, a guerra, a fome as minas e muitas outras situações.

Muitas crianças vivem em situações deploráveis que nem mesmo um animal era capaz de viver, e essas diversas situações são por vezes culpa dos adultos que criam as guerras, onde as crianças são apenas meros objectos.


Esta é a realidade de muitos paises, na Africa e na Asia, nesses paises ensinam mesmo as crianças a combaterem uma luta que não é delas, prometendo-lhes uma vida melhor. Masisso não acontece e essas crianças acabam por sofrer as consequencias desses atritos e antagonismos dentro dos seus proprios paises.
Para alem disso, as guerras causam fome e subnutrição e mutilações, isto é devido as guerras subjacentes nesses paises subdesenvolvidos, as terras são destruidas, os alimentos escasseiam, os solos são inferteis, o que provoca fome e subnutrição. Nesses campos que antes eram de cultivo, colocam-se minas que muitas vezes destroem vidas ou mutilam milhares e milhares de crianças.


As crianças são o bem mais precioso que temos à face da terra, e por isso não o podemos perder devido a estas realidades de hoje. O envelhecimento do mundo é acentuado e cada vez mais as crianças fazem falta, pois são elas que permitem a sobrevivência, caso elas deixem de existir dar-se-à a extinção do ser humano no mundo.


Por isso, apelamos a todos os nossos visitantes que tentem mudar esta situação, pois um pequeno gesto pode mudar o mundo.


As crianças têm o direito e o dever de Brincar e não de trabalhar para beneficio de outrem (Adulto), porque elas devem ter e viver a sua infancia de forma saudavel e feliz.


Por favor, lutem por um mundo melhor, um mundo onde a criança tenha lugar para viver as suas emoções, traquinices e muito mais. Viver para elas devia significar prazer de ser alguem com vontade propria e capaz de mudar o mundo, ate porque tambem nós já fomos crianças e conhecemos bem a alegria de ter um brinquedo e brincar.


Ocultas Agradecem!!

Tema da Semana - Trabalho Infantil


O trabalho infantil é qualquer tipo ou forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
O trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos. Um exemplo de um destes países é o Brasil, em que nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. A grande maioria das vezes ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em nos cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar dos pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes de puni-los. A acção da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.

o trabalho infantil acontece tambem na tailandia, e em muitos outros paises da Asia e Africa.